quarta-feira, julho 01, 2009

Maquiagem.


Há pouco resolvi configurar um perfil num site de relacionamentos. Mais ou menos no mesmo período que decidi colocar meu plano de ter um blog em funcionamento. Quem não quer estar em contato com os amigos, trocar experiência e até desilusões? Foi então que uma série de dúvidas me perturbou. Quais fotos devo postar? Como me descrever de maneira criativa e descolado? Quais preferências compartilhar? O que devo omitir? Em decorrência de tais dúvidas me veio um pensamento. Quem realmente sou? Em busca de uma resposta investiguei os perfis de alguns candidatos a amigo e percebi que a maioria parecia pensar como eu. Destacando quase sempre em seu perfil apenas as coisas supostamente positivas. Sua criatividade. Seu interesse pelas diversas artes. Enfim, algo arbitrariamente classificado como relevante para sociedade. Fiquei me perguntando quanto daquilo que eu queria retratar era realmente eu. Logo percebi que a grande maioria das coisas se relacionava na verdade à pessoa que quero ser e a que querem que eu seja. Ocultamos nossas fraquezas, nossas dúvidas. Lutamos contra nossas características mais humanas. Como se buscássemos nos tornar algo quase celestial. Divinos. Tentamos a todo custo fugir da nossa posição animal. Inúmeras vezes irracional, inclusive. Representando na maior parte do tempo. Uma maquiagem tão pesada que muitas vezes confunde o próprio ator. Em meio a tais devaneios logo me lembrei de uma observação atribuída a Darwin:
.
“Devemos, no entanto, reconhecer, como me parece, que o homem com todas as suas nobres qualidades... ainda sofre em sua prisão corpórea a indelével marca de sua humilde origem.”
.

2 comentários:

  1. Com ou sem maquiagem...para mim o que vale é a essência que já conheço a tempos e que para mim é perfeita!
    Te amo incondicionalmente!

    ResponderExcluir
  2. É amigo, cada vez mais não sabemos quem somos, o que queremos ou para onde vamos... Muitas vezes, deixamos de lado nossas vontades para satisfazer as de alguém, deixamos de ser nós mesmos para ser o que os outros querem que sejamos... Emfim, não adianta querer enganar as pessoas, se não conseguimos enganar a nós mesmos... "Não adianta mesmo querer me enganar, eu sei que é você" !!!!

    ResponderExcluir